sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O que é liderar e quais os tipos que existem no mercado



Liderança é o processo de conduzir umgrupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

Para o mercado de trabalho hoje, não basta ter somente as habilidades de ser chefe, mas principalmente as habilidades de ser um líder.

  • Liderança autocrática: Na liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamda de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma as decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
  • Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltada para as pessoas e há participação dos liderados no processo de tomar as decisões.
  • Lideraça liberal ou Laissez faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente ''deixai fazer, deixai ir, deixai passar''. Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto-dirgida e que não precisa de supervisão constante. Por outro lado, a lideran;ca liberal pode ser indício de uma liderança negligente fraca, onde o líder deixa passar erros e falhas e erros sem corrigí-los.
  • Liderança paternalista: O paternalismo é uma atrofia da lderança, onde o líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos,mas não é o modelo adequado em um relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados são mais importante que um indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário